domingo, 28 de outubro de 2007

O Futuro nas mãos deles

Este ano está sendo muito louco!!!! O colégio está bem agitado, fizemos vários projetos e um dos mais legais aconteceu no dia 22 de outubro. Conseguimos com um vereador da cidade um ônibus para Búzios. Aí pensei: Como levarmos os alunos? Quais realmente merecem? Como ser justo?
 
Nada melhor que saber o que nossos alunos pensam, daí surgiu a idéia de um concurso de redação. Rosângela, professora de Português, sugeriu o tema: Para que estudar?
 
Daí foi só criar o regulamento, divulgar e fazer as inscrições. No primeiro dia fiquei com medo, apenas 9 alunos se inscreveram. Mas não desaminei e no último já tínhamos 115 candidatos ao grande prêmio de suas vidas..
 
O dia 22 chegou e eu estava nervoso e até ignorante. Não estava bem comigo mesmo, mas o trabalho estava em primeiro lugar. O nervosismo era porque eu estava apostando nos alunos que erram muito, nos deixam tristes com as atitudes do dia a dia, mas precisam de uma chance, de um estímulo. Agora era com eles. Dos 115 inscritos, 95 fizeram a redação.
 
Para evitar dúvidas, me isentei de fiscalizar e corrigir as redações, apenas verifiquei os presentes e ausentes. Mas mesmo assim fui acusado de fraude. Explico. Todos os alunos que me ajudam nos projetos são chamados pelos que não ajudam de "panela" e eu disafiei a "panela" a provar que eles podiam fazer uma boa redação e ir à Búzios pelos próprios méritos.
 
Todas as redações apenas tinham números que os identificavam e nenhum professor tinha essa lista apenas eu, que não participei das correções.
 
E assim foi. Marcela, Rafaela, Lavínia, Camila, Ivson, Raquel, Jarnele, Roberta entre outros fizeram e passaram. É lógico que muitos não passaram e nem mesmo fizeram a redação por medo, sei lá. O que importa é que lancei o desafio, ele foi aceito e vencido. Para mim já valeu o ano todo sem dinheiro, sendo sendo visto como um qualquer por professores e alunos.
 
Quando recebi as redações corrigidas, as li e verifiquei os nomes, as lágrimas começaram a descer. Muitos dos alunos que são considerados terríveis estavam na lista. O espanto foi geral na sala dos professores.
 
Muitos alunos buscaram informações, ajuda e se empenharam para vencer, é claro que o prêmio os levou a isso, mas existe uma luz no fim do túnel. Como podemos exigir dos alunos seriedade, se muitas vezes nós não levamos à sério nosso trabalho?
 
O legal de tudo isso foi provar que nem tudo está perdido e que se os alunos encontrarem um objetivo nos estudos funciona. Não será a Diretora que vai fazer isso, nem mesmo eu, temos que repensar a educação, mas isso é outra história.....
 
 

Nenhum comentário: